Blog

NO FUNDO DO CÁRTER DE ÓLEO TEM UM ÍMÃ

O ímã no fundo do cárter do óleo de motor, existente em alguns automóveis, tem a finalidade de reter as limalhas que surgem como consequência do desgaste do motor, que é devido ao atrito entre as partes móveis internas. O óleo lubrificante, livre dessas partículas metálicas, torna-se mais eficiente, diminuindo o atrito e prolongando a vida útil do motor.
Ainda que extremamente pequenas, as limalhas podem comprometer a durabilidade das partes e peças do veículo e consistem em uma das diversas razões pelas quais a troca periódica do óleo lubrificante é indispensável.
Nem todo automóvel é equipado com um ímã no cárter do óleo de motor, mas, sendo este equipado com filtros, evita-se a contaminação por quaisquer partículas, sejam elas metálicas ou não. Por isso é necessária a troca do filtro juntamente com a troca do óleo lubrificante. Caso o filtro não seja substituído, a saturação de contaminantes pode fazer com que sua válvula de segurança seja ativada, deixando o óleo circular sem filtragem para que o motor não trave por falta de lubrificação. Isso faz com que o motor trabalhe sem a devida proteção, o que acelera o processo de desgaste das peças e a formação de borras entre as partes móveis.